Tuesday, December 2, 2014

A Aventura no Castelo - Enid Blyton

Linked by... 
Após termos lido o primeiro livro da "Série Aventura" da autora, intitulado "A Aventura na Ilha", resolvemos incluir este título nos seus "Linked Books", visto tratar-se da continuação da série, ou seja, do seu número 2.

Não é pois, a primeira vez que Enid Blyton, esta genial autora, surge no âmbito do nosso blogue, tendo já proporcionado leituras agradáveis, quer a mim, quer ao meu colega administrador Alípio Vieira Firmino:
Sabemos já, caso não o soubéssemos das leituras da nossa infância, que a popularidade desta autora não é um mero acaso, mas sim o resultado merecido pela criação de obras de inquestionável qualidade, no âmbito da literatura infanto-juvenil.

Era pois uma expectativa bastante fundamentada, a que tinha antes de ler este título, de que me esperava mais uma agradável leitura, repleta de aventuras e peripécias.

Este exemplar foi obtido através da plataforma de trocas winkingbooks.

Linked synopsis...
(não foi encontrada uma sinopse em português, pelo que para o efeito, recorremos a este resumo da wikipedia)


"Jack, Lucy, Dinah and Philip attempt to figure out what is behind the strange goings-on at a ruined castle near Spring Cottage in Scotland where they are on holiday with Dinah and Philip's mother, Aunt Allie. The four youngsters make friends with Tassie, a mysterious gypsy living in the woods with her mother. Along with Bill Cunningham, who appears later in the book, the children manage to expose a ring of spies led by the threatening Scar-Neck who are working against the UK Military service"
fonte: wikipedia

Linked opinion...
Tal como esperado, Enid Blyton presenteou-me com mais uma magnífica aventura, recheada de peripécias, que me fez relembrar os meus tempos de infância, tempos esses em que "devorava" avidamente os seus livros.

A autora reafirma aqui a sua qualidade como escritora, para além da sua enorme criatividade e imaginação. O texto é interessante e proporciona uma agradável leitura do início ao fim. Apesar de se tratar de leitura infanto-juvenil, dei por mim, à imagem do que me sucedeu quando li o primeiro volume desta série, perfeitamente envolvida na trama e completamente "agarrada" e intrigada em relação ao desenrolar da mesma. Posso mesmo dizer que esta aventura no castelo, na minha opinião, superou até a primeira na ilha.

Regressam os adoráveis personagens da primeira aventura (A Aventura na Ilha), com um acréscimo, ou melhor dois novos personagens que vão integrar o grupo dos aventureiros iniciais. Os aventureiros "reincidentes" não ficam em nada atrás aos personagens mais populares da autora (da séries dos cinco, e dos sete), e os dois "novos", acrescem à história um colorido sem a qual esta aventura não seria a mesma.

Não querendo desvendar pormenores da história, gostaria apenas de voltar a afirmar que me parece que este livro, poderá ser ainda de enorme interesse para os mais novos de hoje, tal como foram para mim, na minha infância. Não deverei andar muito longe da verdade ao fazer esta afirmação, já que verifiquei enquanto pesquisava para este post, que este é um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura - 5º ano.

Para além do prazer de leitura que poderá proporcionar aos mais novos, também os menos novos e antigos fãs da autora como eu, podem com eles fazer uma agradável viagem ao passado, repleta de recordações. É pois, com enorme satisfação que recomendo este livro, quer a uns, quer a outros.

Linked opinion by other bloggers...

À imagem do que aconteceu na sinopse, também para esta rubrica não encontrei opiniões de bloggers portugueses. Assim sendo, resolvi partilhar convosco algumas opiniões em língua inglesa que encontrei:

Linked books...

Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll

O Livro das Mil e Uma Noites - Antoine Galland (foram mencionados dois contos, que surgem nesta colectânea clássica: "Ali Babá e os 40 Ladrões" e "Aladino")

Linked animals...
Bicha-Cadela
(Forficula Auricularia)
Águia-Real
(Aquila Chrysaetos)
Rouxinol
(Luscinia Megarhynchos)
Carocha
Linked flora...
Bétula
Urze
Tojo
Linked sayings and expressions...

"dar às de vila-diogo" - significa fugir, debandar.

Linked looked up words...
ajoujar - prender dois a dois com ajoujo; oprimir, escravizar [figurado]; unir-se a outra pessoa pondo-se na sua dependência [figurado]
alapardar - esconder em si, alapar [informal]; abaixar-se; ocultar-se para não ser visto.
assestar - apontar.
bulha - ruído confuso, barulho; desordem, rebuliço.
escápula - prego de cabeça revirada.
façanhudo - capaz de fazer façanhas, façanhoso; desordeiro, brigão; carrancudo [informal]
panóplia - armadura completa de cavaleiro; espécie de escudo em que se colocam diferentes armas e que serve de oenato nas paredes [heráldica]; troféu; sala de armas.
peanha - base ou pedestal em que está colocada alguma estátua ou figura; tarima que está na frente do altar e arrimada a ele; banco para descansar os pés; pedal do tear; chaga no casco das bestas causada pela lama.
regougar - diz-se do gritar da raposa.
vetusto - muito velho, antigo; deteriorado pelo tempo; respeitável pela sua ancianidade.

No comments:

Post a Comment