Tuesday, September 16, 2014

Caminho da Vida - Samuel Butler

Linked by...
Foi em "A Abadia do Pesadelo" que Thomas Love Peacock mencionou esta obra, referindo-se ao seu título original: Way Of All Flesh.

Confesso que não foi fácil encontrar uma edição em português desta obra, e não fossem as edições Romano Torres e esta excelente colecção, a única opção teria sido ler a edição inglesa. Não encontrei mesmo mais nenhuma edição em português desta história, o que à partida não me pareceu um bom indicador. No entanto, trata-se de um clássico da literatura inglesa, com bastantes edições nesse idioma, pelo que fiquei um pouco dividida e sem saber o que antecipar desta leitura.

O autor é também um novidade neste blog, pelo que foi assim com bastante curiosidade sobre a obra e o autor que iniciei esta leitura.

O exemplar obtido está em muito mau estado, mas ainda assim é sempre um prazer ler uma destas edições.

Linked synopsis...
"The Way of All Flesh' 'exploded like a bomb' in Edwardian England. Based on Samuel Butler's own life & published posthumously, it indicts Victorian bourgeois values as personified in five generations of the Pontifex family."
fonte: Goodreads

"Ernest Pontifex is the awkward but likeable son of a remote and tyrannical clergyman father and a priggish mother. Destined to follow his father into the church, Ernest ends his career as a curate in disaster, and in the gleeful rejection of his parents' respectability and sense of duty."
fonte: Wook

"Throws a subversive brick at the smug face of Victorian domesticity. Published in 1903, a year after Butler's death, this novel is a thinly disguised account of his own childhood and youth 'in the bosom of a Christian family"
fonte: Wook

Linked opinion...

Foi um enorme prazer ler este livro. É sempre maravilhoso quando algo assim acontece. Peguei neste exemplar, praticamente a desfazer-se e que desencantei já nem sei onde, e eis que as suas páginas velhas, amarelas e gastas, me reservavam uma das melhores obras que li ultimamente.

O ritmo de leitura é magnífico, e foi um dos aspectos que mais me impressionou. Os capítulos são muito breves, e fazem-nos avançar na história de várias gerações de uma família, sempre com um renovado interesse. É um daqueles livros que "se devoram" em muito pouco tempo, num virar de páginas em que o "apetite" do leitor nunca diminui, bem pelo contrário.

Mas se o enredo é interessante do princípio ao fim, mantendo o leitor "agarrado", não esperem encontrar nesta história algo de notável ou excepcional. O que se conta é exactamente o que o título promete: caminhos de vida, os percursos destas gerações da família Pontifex.  Estes percursos são relatados em linguagem simples e de forma irrepreensível pelo autor.

A história destas vidas está longe de ser invulgar ou peculiar, e promove uma séria reflexão sobre a sociedade daquele tempo, com especial ênfase para os aspectos da educação e da relação entre pais e filhos. A religião é também um aspecto central, e alvo também de sérias ironias.

Apenas retiraria do texto as considerações do narrador, apesar de não serem assim tão frequentes nem estarem mal conseguidas. Estas opiniões evidenciando a sátira e a ironia dos acontecimentos, são a meu ver , supérfluas e redundantes. Penso que o leitor é por si mesmo capaz de as inferir, uma vez que são bastante evidentes, sem que seja necessário que a sua atenção seja direccionada nesse sentido.

Em resumo, um excelente livro, e uma magnífica surpresa. Recomendo-o sem nenhuma reserva, e confesso que fiquei bastante desconcertada pela raridade de edições portuguesa desta magnífica obra.

Linked opinion by other bloggers...

Dada a inexistência de opiniões sobre este livro pelos blogues nacionais, resolvi incluir algumas opiniões em inglês, idioma original da obra:
por Joseph S. Salemi, em penreview.com
opinião em Expressions - Bhagwad Jal Park

Linked books...
Rómula - George Eliot (surgiu referido enquanto publicidade da editora)

Erewhon - Samuel Butler (foi mencionado no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor, que antecede o texto, escrito por Gentil Marques)

Odisseia - Homero (para além de ter sido mencionada no texto, esta obra foi referida no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor que antecede o texto, por Gentil Marques, onde também se mencionou a personagem Nausikaa)

O Fantasma de Canterville - Oscar Wilde (o autor foi mencionado no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor que antecede o texto, por Gentil Marques, tendo sido este o título escolhido para representar essa referência por existirem exemplares disponíveis na Winking Books)

Childe Harold´s Pilgrimage - Lord Byron (o autor foi mencionado no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor que antecede o texto, por Gentil Marques, tendo sido este o título escolhido por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

Frankenstein - Mary Shelley (a autora foi mencionada no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor que antecede o texto, por Gentil Marques, tendo sido este o título escolhido por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

Erewhon Revisited - Samuel Butler (foi mencionado no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor, que antecede o texto, escrito por Gentil Marques)

As Viagens de Gulliver - Jonathan Swift (o autor foi mencionado no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor que antecede o texto, por Gentil Marques, tendo sido este o título escolhido por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

A Origem das Espécies - Charles Darwin (o autor foi mencionado no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor que antecede o texto, por Gentil Marques, tendo sido este o título escolhido para representar essa referência por existirem exemplares disponíveis na Winking Books)

Alps and Sanctuaries of Piedmont  - Samuel Butler (foi mencionado no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor, que antecede o texto, escrito por Gentil Marques)

A Doutrina e a Disciplina do Divórcio - John Milton (foram mencionadas "as obras em prosa de Milton e o opúsculo sobre o divórcio)

Ivanhoe - Walter Scott (obra indicada em publicidade da editora, na badana deste exemplar)

Duas Cidades, Um Amor - Charles Dickens (obra indicada em publicidade da editora, na badana deste exemplar)

Jack, The Giant Killer - (foi mencionado o "Joãozinho e o gigante que reservava crianças para o jantar)

MacBeth - William Shakespeare (surgiu mencionada na frase "Robson no Olímpia apresentava uma paródia ao Macbeth)

O Estupro de Lucrécia - William Shakespeare (foi citada a seguinte frase de Shakespeare: "Ó ocasião, quando é tua a culpa!")

Coningsby - Benjamin Disraeli

Ensaios de Francis Bacon - Francis Bacon (o autor foi mencionado, tendo sido este o título escolhido por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

A Eneida - Virgílio (o autor foi mencionado, tendo sido este o título escolhido, por já se encontrar na nossa estante de livros a serem lidos)

Ab Urbe Condita Libri - Tito Lívio  (o autor foi mencionado, tendo sido este o título escolhido para representar esta referência, por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

Orgulho e Preconceito - Jane Austen (foi mencionada uma citação da autora: "Le pére de famille est capable de tout", referindo-se a um dos seus livros. Infelizmente não fomos capazes de identificar a que livro pertence esta citação, pelo que escolhemos este título por já se encontrar na nossa estante de livros a serem lidos).

Linked music...




Linked places...
Paternoster Row (Londres, Inglaterra)
Grande S. Bernardo (Suíça)
foi mencionado o "Grande S. Bernardo e o hospício"
Monte Branco (Alpes)
Montanvert (glaciar nos Alpes)
Emmanuel College (Cambridge, Inglaterra)
Woburn Square (Londres, Inglaterra)
Teatro de Drury-Lane
Newmarket (Suffolk, Inglaterra)
Winchester (Hampshire, Inglaterra)
Greenhithe (Kent, Inglaterra)
Saint John´s College (Cambridge, Inglaterra)
Coldbath Fields ( Inglaterra)
Holburn (Northumberland, Inglaterra)
Fetter Lane (Londres, Inglaterra)
Perugia (Itália)
Gravesend (Kent, Inglaterra)
Westminster (Londres, Inglaterra)
Cortona (Itália)
Orvieto (Itália)
West End (Londres, Inglaterra)
Linked people...
Gladstone
Cromwell
João de Gaunt
Linked religious figures...
Santo Antão
Linked mythological figure...
Dédalo
Linked biblical places...
piscina de Bethsaida
Linked historical events...
Batalha de Waterloo
Linked magazines and publications...
The Saturday Magazine

Linked animals...
Narceja
Linked companies...
London and North-Western
Linked clothing...
Ulster
Linked transportation...
Aranha
Linked looked up words...
coadjutor - diz-se da pessoa que ajuda outra; substituto de prior ou prelado no exercício das suas funções.
curato - residência do cura; cargo de cura de almas.
dilecto - que se estima ou de que se gosta muito; muito amado = preferido.
morgado - vínculo inalienável e indivisível que se transmitia numa família, de primogénito em primogénito; possuidor desse vínculo; [informal] filho único ou filho mais velho; [figurado] coisa de muitas rendas ou proventos.
opúsculo - livro pequeno sobre artes, ciência, etc.; folheto.
repetidor - explicador, leccionista.

No comments:

Post a Comment