Monday, January 20, 2014

Antígona - Sófocles

Linked by...

Foram os livros "Os Passos Perdidos" de Alejo Carpentier, "Prometeu Agrilhoado" de Ésquilo, e "Rei Édipo" de Sófocles que nos conduziram à leitura deste título. Este último integra com Antígona e Ájax o exemplar que foi lido. Uma vez que Rei Édipo surge no livro no final, e como eu já o tinha lido antes de Antígona, julguei que a minha experiência de leitura pudesse por isso sair prejudicada. No entanto, apesar de Antígona ter sido escrita cronologicamente antes, a história decorre num tempo posterior ao do Rei Édipo, pelo que sem saber, acabei por ler esta tragédia na ordem correcta.

É sempre com prazer e expectativa que inicio a leitura das tragédias, género literário que se tornou para mim um dos meus favoritos, desde que o Linked Books me levou por este caminho.

Nota - este livro foi posteriormente mencionado também em:
Linked opinion...
Mais uma excelente tragédia. Fico sempre impressionada pela forma como temas de tão profunda reflexão são trabalhados de forma tão hábil e graciosa nestes textos. São enredos sem complexidade de maior, que prendem o leitor de forma imediata, e cuja leitura é fácil e expedita. No entanto, tratam temas fortíssimos e profundos, cuja análise pode prender-nos horas a fio, e que não serão apagados fácilmente da memória do leitor. Este é mais um caso de um texto assim.

Não será uma das minhas tragédias favoritas ou de eleição, mas a história de Antígona é excelente e recheada de discursos maravilhosos. Uma mulher só, contra tudo e contra todos, correndo riscos ao desafiar o poder estabelecido, e lutando por aquilo em que acredita ser o correcto. Esta é a linha principal deste texto e a que mais me tocou. Mas tanto há para retirar destas obras. Sobre valores, atitudes e comportamentos humanos, e sobre o que a nossa espécie tem de mais bonito e de mais cruel. E estas matérias são encontradas por toda a parte nos textos de Sófocles que li até ao momento.

Também nunca consigo deixar de pensar, em como se trata de um autêntico privilégio poder ter nas mãos um texto destes. Só tenho pena que nem todos tenham sobrevivido aos nossos dias. São autênticos legados a serem preservados e apreciados. Só posso recomendar.

Linked opinions by others bloggers...
Por Júlio Correia da Silva no blog Gigilio
Por José Pacheco no blog profissão:leitor
Por RD no blog Marketing Axiológico

Linked books...

Os Sete Contra Tebas - Ésquilo (foi mencionado nas notas deste livro)

Rei Édipo - Sófocles (mencionado nas notas, e faz parte desta edição da editora Verbo que reúne três tragédias de Sófocles)

Ájax - Sófocles (Tal como Rei Édipo, também Ájax foi mencionado nas notas, e faz parte desta edição da editora Verbo que reúne três tragédias do autor)

Linked places...
Monte Sípilo
Sardes
Euripo
Linked mythological figures...


Etéocles
Polinices
Tântalo
Ares
Vitória
Danae
Linked looked up words...
gomil - jarro de boca estreita
ínclito - ilustre, célebre, egrégio

No comments:

Post a Comment