Wednesday, August 21, 2013

Investigação Perigosa - Frank Gruber

Linked by...
Foi a partir de outro policial "Vampiro", nomeadamente "A Casa Sem Chaves" de Earl Derr Biggers, que chegamos a este. Na contracapa desse livro, publicitava-se este título, enquanto "Próximo Volume" desta colecção.

Quem acompanha o nosso blogue, sabe que não somos grandes fãs destas edições. Em primeiro lugar pelas histórias em si, que salvo raras excepções (que muito nos fazem felizes), são do tipo "policial B", ou seja, de segunda categoria. E em segundo lugar pela fraca qualidade de impressão, erros ortográficos, e quejandos, que caracterizam fortemente esta colecção e que prejudicam, a meu ver, largamente as histórias. Assim sendo, partimos para este livro com fracas expectativas. Esperamos contudo que seja uma leitura minimamente agradável e que nos conduza a links de interesse.

Este exemplar foi adquirido através da Winking Books.

Linked opinion...
Tal como esperávamos, este é mais um "policial morno" igual a tantos outros e facilmente olvidável. Um exemplar perfeito da época dourada dos policiais.

A história lê-se bem, e o livro é pequeno pelo que foi uma leitura rápida. Mantém o leitor minimamente interessado, apesar do fraco enredo. Ainda assim, só na página 132 descobri como o crime havia sido perpetuado, o que é positivo. Quer dizer, não tão positivo como não conseguir descortinar o final, mas ainda assim, passei 132 páginas a tentar descobrir, e só as restantes para o confirmar.

O crime tem como enquadramento uma burla financeira, que o poderia tornar bastante interessante e único, dadas as características originais dessa burla. Mas ainda assim, não convenceu.

O detective que surge como figura central, é como tantas criações dos autores desta época, estranho. Dá-me a impressão, que na tentativa de seguir o modelo do nosso querido Sir Conan Doyle (pelo menos, meu querido) e da sua magnífica criação Sherlock Holmes, tentam criar personagens carismáticas, incrivelmente inteligentes, misteriosas e peculiares. Mas já não é a primeira vez que me acontece, pensar que estes "sub-produtos de detectives" se assemelham mais a personalidades de tipo borderline, psicóticas, ou sociopáticas. Assim, o extremar das peculiaridades do detective,  fá-lo parecer por vezes doente e disfuncional, o que não seria de todo a intenção do autor.

Não é pois um livro que aconselhe. Não é que não se leia, mas com tanto livro bom que há por aí para ler, não vejo nenhuma vantagem em ler este.

Linked books...
Fumo sem Fogo - Jacques Decrests (publicidade da editora "Próximo Volume")

The Life And Death Of A Gunfighter - Clay Allison (foi mencionado "o livro de Clay Allison", e este foi o único título que encontrei disponível na Wook)

A History of the Kansas Cruzade, its Friends and its Foes - Eli Thayer (foi mencionada a cruzada do Kansas de Eli Thayer, e este foi o título que encontrei no Amazon)

Dodge City, The Cowboy Capital - Robert Marr Wright

The Vigilantes of Montana - Thomas Dimsdale

Wolfville Nights - Alfred Henry Lewis

Clay Allison of The Washita - O.S. Clark

Quantrill and the Border Wars - William E. Connelley

Walden ou a Vida nos Bosques - Henry David Thoreau (foi mencionado o autor, e encontrado este título na Wook)

Linked song...

Drifting Along with the Tumbling Tumble-Weeds