Monday, March 25, 2013

As Minas de Salomão - Rider Haggard

Linked by...
Este livro foi mencionado por Jack London no seu livro "Martin Eden". Um título bem conhecido, que foi popularizado entre nós pelas traduções de Eça de Queirós. Contudo, ainda não o tinha lido, e não sabia muito bem o que esperar. Encontrei este exemplar na Winking Books.

Nota
Este título foi posteriormente mencionado no livro:
Linked opinion...
Esta leitua revelou-se muito agradável. O autor descreve-nos uma grande aventura, que me fez lembrar os filmes de Indiana Jones. Está muito bem escrita, e capta-nos o interesse a partir do primeiro momento. Apesar de não ser do tipo de livros que mais aprecio, vi-me colada à história e ansiosa por saber o que iria acontecer a seguir. Julgo que isso se deve ao talento deste escritor.

É um livro que gostaria de ter lido quando era mais nova, mas de qualquer das formas é um bom livro, que recomendo.

Linked books...

A Demanda do Graal - Os Cavaleiros da Távola Redonda - François Johan-Nathaële Vogel. O autor mencionou a "História de Rei Artur e da sua Távola Redonda", e eu escolhi este título por se encontrar disponível na Winking Books.

Henrique IV - William Shakespeare. O autor mencionou Shakespeare, e este título foi o seleccionado para representar o autor, uma vez que já consta da nossa lista de livros para ler.

Os Maias - Eça de Queiróz. Eça de Queiróz foi mencionado, por ter feito uma tradução deste livro. Este título foi seleccionado, uma vez que já estava na nossa lista de livros para ler.

As Aventuras de Robinson Crusoe - Daniel Defoe. Robinson Crusoe foi mencionado.

Linked proverbs and sayings...

"Lança aguda não precisa brilho" (provérbio dos Cacuanas)

"Aproveita a que está perto, porque com certeza a que está longe te engana" (provérbio Cacuana)

* Cacuanas - povo / tribo fictícia inventada pelo autor.

Linked places...
Durban (Àfrica do Sul)
Rio Zambeze
Mina de diamantes de Kimberley
Linked boat...
Edimburgh Castle
Linked mythological figures...

Cíbele
Asthoreth
Chemosh
Linked looked up words...

cafre - relativo às populações não muçulmanas da África Meridional.; indivíduo de populações não muçulmanas da África Meridional; [depreciativo]  pessoa negra; [depreciativo]  pessoa rude. = BÁRBARO, SELVAGEM; língua da Cafraria.

aringa - campo fortificado (na África).

bambúrrio - acaso feliz. 

coruscante - que brilha muito. = FULGURANTE

sedição - tumulto popular; revolta; motim. 

tantã - chapa circular de metal, suspensa verticalmente, que se percute no meio da sua parte convexa para obter um som estridente e cavernoso que se vai apagando lentamente em longas vibrações. = GONGO; tambor.

broquel - escudo redondo e pequeno.

greda - espécie de barro absorvente.  

Saturday, March 23, 2013

Crime no Jardim Zoológico - Carter Dickson

Linked by...
José Cardoso Pires, no seu livro "O Delfim", mencionou este autor. Procurei na Winking Books, e este foi o primeiro título do autor que encontrei disponível. Não posso dizer que ansiava por esta leitura, uma vez que os anteriores policiais da colecção Vampiro lidos neste blogue não foram das melhores experiências, mas como é missiva deste blogue "seguir todos os links", enchi-me de coragem e dediquei-me à sua leitura. O título, diga-se de passagem, também não era dos mais sugestivos...

Linked opinion...
Não sei se foi por as expectativas estarem tão baixas, mas a verdade é que a leitura deste livro até não foi má.

A história é a mais interessante de todos os "vampiros" lidos aqui no blogue. Apesar de ser um policial da "golden age", não parece ser tão longínqua a história como os outros que li (a história decorre na década de quarenta do século XX, em Londres).

A prestidigitação como tema central, favoreceu em muito a história, e temos personagens interessantes, e um mistério realmente difícil e bem elaborado para resolver. Pena é que o desfecho deixe muito a desejar, mas enfim. É um razoável policial da época dourada dos policiais, e que hoje em dia, se consegue ainda ler com interesse, e chegar ao fim num instantinho.

Aconselho a quem gosta de policiais antigos.

Linked books...



O Enigma dos Monstros do Loch Ness - Jean Berton (foi mencionado o monstro de Loch Ness, e uma procura revelou a existência deste livro sobre o assunto, disponível na Wook)

Hocus Pocus Junior- Anon

The Anatomy of Legerdemain - Anon

A Prova dos Nove - Ellery Queen (surgiu enquanto publicidade da editora: próximo volume da colecção)

Linked places...
Kensington Gardens
Bayswater Road
St. Martin's Lane
Whipsnade
Green Park
Giltspur Street
Bart's Hospital
Maida Vale
Bow Street
Southampton Row
Linked people...
Jean Epstein
Mrs. Siddons
Linked biblical figures...
Esaú

Daguerreótipo
herpetologia - parte da zoologia que estuda os répteis.
tablado palco dos teatros improvisados; palanque; estrado.
clarete - diz-se de ou vinho tinto muito pouco carregado de cor.
daguerreótipo - aparelho fotográfico primitivo, inventado por Daguerre; retrato obtido com esse aparelho.
funileiroPessoa que trabalha com folha-de-flandres. = BATE-FOLHA, LATOEIRO; fabricante de funis.

Tuesday, March 19, 2013

O Jogador - Fiodor Dostoievsky

Linked by...
Este título surge-nos a partir da obra "Rei Édipo" de Sófocles. No exemplar de "Rei Édipo" que li, "O Jogador" surgiu em forma de publicidade da editora (títulos publicados na mesma colecção). Foi com interesse que iniciei a leitura desta obra de um grande autor da literatura russa.

Nota. Este título foi posteriormente referido em:
Linked opinion... 
O jogador é uma história bastante interessante, da vida de um jovem um pouco à deriva, contada na primeira pessoa, em que o jogo figura como um aspecto central.

O que mais me impressionou nesta bem escrita história, foi o carácter de imprevisibilidade dos acontecimentos, o que foi algo que como leitora me agradou, pelo facto de estar constantemente a ser surpreendida pelo rumo dos acontecimentos.

Apesar de esperar mais, por ter sido escrita por este grande nome da literatura, não deixa de ser um bom livro.

Linked books...

O Duplo - Fiodor Dostoievky (da nota biográfica, referência a "O Sósia" que é o título alternativo a este, sendo a obra a mesma)

O Porteiro da Rua du Bac - Paulo de Kock (referência aos romances de Paulo de Kock, tendo este título sido escolhido por se ter confirmado que existia uma edição em português desta obra)

Memorial do Convento - José Saramago (no folheto publicitário, havia várias obras publicitadas, mas esta era a única que ainda não constava nos livros por ler deste blogue)

Berenice - Jean Racine (foi mencionado o autor, e escolhido este título por estar disponível na Wook)

O Cid - Pierre Corneille (foi mencionado o autor, e escolhido este título por estar disponível na Wook) 

Linked people...
General Perovski
Sophie Blanchard
 Linked coin...
Thaler
Linked proverb...

"Viu-se o demónio de chinelas, e quis pisar os outros"

Linked games... 

Trente et Quarente
Linked art...
Apolo de Belvedere

Linked looked up words...

latrocínio - roubo violento, à mão armada; roubo que co-ocorre com homicídio.

parlapatão - que ou quem engana os outros com as suas conversas intrujonas e mentiras. = FANFARRÃO, IMPOSTOR, PANTOMIMEIRO, PAPARROTÃO 

baldaquino - obra arquitectónica em forma de coroa sustentada por colunas; pálio; dossel sustentado por colunas.

Cartas de Viagem - Pierre Teilhard de Chardin

Linked by...
Em " O Delfim " , José Cardoso Pires mencionou este autor, que para mim era totalmente desconhecido. Procurei na Winking Books, e este título estava disponível, pelo que foi o escolhido para me iniciar neste novo autor. Não sabia exactamente o que esperar. Por um lado, e dando uma vista de olhos ao livro, pareceu-me interessante, por outro lado o facto de ter sido escrito por um padre nas décadas de 20 e 30 do século XX, fazia-me ter algumas reservas. Assim, receando por um lado que o livro se tornasse demasiado religioso, mas por outro esperando que as histórias das viagens deste padre cientista pudessem ser bem interessantes, assim me dediquei a ler este livro.

Linked opinion...
Este é, sem qualquer margem para dúvida, um livro muito bom. Alguns dos aspectos particulares deste livro são também bastante diferenciadores, por exemplo, logo no facto principal de o seu autor ser um padre, cientista e explorador, viajante do mundo, e pioneiro no seu campo de estudos. Raras vezes um livro poderá ser descrito enquanto "divulgação científica" e "religioso" ao mesmo tempo, como acontece neste caso.

É uma história real de aventuras imensas pelas terras do oriente. Simplesmente fascinante, e inebriante. Várias jornadas científicas são descritas de forma irrepreensível, e o autor ao fazê-lo transporta-nos para lá, parecendo que fazemos parte da sua "caravana", ou pelo menos, desejando fazer parte da mesma. As cartas descrevem, em 10 capítulos os anos de 1923 a 1939.

A única coisa que gostei menos, foram as considerações religiosas e filosóficas do autor. Mas mesmo essas não são as esperadas, ou pelo menos, as habituais.  Apesar de não concordar com as mesmas, acabam até por ser interessantes, por resultarem da fusão do homem da ciência com o homem da religião, que procura uma explicação para a vida, para o futuro. E busca as suas respostas também nessa fusão, não sendo a ciência vista não como algo à parte.

Recomendo este livro, para quem goste de não ficção.

Linked books...

Os Conquistadores - André Malraux (mencionado nas notas de rodapé/comentários)

Os Assassinos Entre Nós - Simon Wiesenthal (título esconhido dos volumes publicados na mesma colecção)

O Meio Divino - Pierre Teilhard de Chardin (surge mencionado na introdução e no texto)

Hegel - Jacques D´Hont -  foi mencionado "o espírito metafísico" de Hegel. Estando este livro disponível na Winking Books, achei que poderia ser uma boa forma de conhecer melhor o autor mencionado.

Kim - Rudyard Kipling (foi mencionado Kipling e o lama de Kim)

Les Morticoles - Leon Daudet

Linked flora...
Trapa
Azáleas
Tuias
Artemísias
Labiada
Efedras
Cavalinha
Kakis
Íris
Linked people...
Paul Morand
Paul Claudel
André Sauvage
Linked ethnic group...

Shans
Linked soldiers...

Zuavos
Linked animals...

Zebus
Argali
Hemíonos
Tetrazes
Mandril
Linked boat...
Sampanas
Linked citations...

"Basta que a verdade surja uma única vez num espírito, para que nada a possa impedir de invadir tudo e de tudo abrasar"
 
"É necessário ao mundo um Deus, mas que a nossa ideia de Deus se amplie às dimensões do nosso mundo."
Pierre Teilhard de Chardin

"Tudo o que acontece, é adorável"
Pierre Ternier

Linked places...

Tientsin
Hoangh-Ho
Chade
Cabo Guardafui
Penang
Yang-Tse-Kiang
Gobi
Obock
Harar
Turfan
Chungking
Bab-El-Mandeb
Sinkiang
Khami
Linked rocks...

gneisse
granate

Linked looked up words...

loess
loessé um solo fértil de coloração amarela. É formado por sedimentos depositados pelo vento, ou seja, de origem eólica.

muezim - mouro que cinco vezes ao dia chama os crentes à oração.

grés - rocha formada de grânulos de quartzo aglomerados; espécie de argila misturada com areia fina e empregada em olaria; pó desta argila empregado para polir metais.


piastra - moeda de prata de valor variável segundo os países.

umbela - chapéu-de-sol, geralmente de cor clara. = SOMBRINHA; [Religião católica]  pálio pequeno em forma de chapéu-de-sol; [Botânica]  modo de inflorescência em forma de chapéu-de-sol.

eufórbio - [Botânica]  Género de plantas euforbiáceas de flor campanulada e de suco acre e corrosivo.; Goma drástica extraída desse género de plantas.

amonita - [Química]  Explosivo à base de nitrato de amónio.

canhenho -   livro de lembranças; memória; caderno de apontamentos; canhoto.

solidéu - pequeno barrete usado por alguns judeus e por eclesiásticos católicos para cobrir a tonsura ou o alto da cabeça; pequeno barrete, geralmente de malha, usado por pessoas calva.