Monday, June 25, 2012

Rikki-Tikki-Tavi and other Animal Stories - Rudyard Kipling

Linked by...
Este livro foi mencionado em "A Alternativa Wilt", por Tom Sharpe. O seu autor, é famoso pelo seu livro "O Livro da Selva", mas não só. Quanto a este título estranho ("Rikki-Tikki-Tavi"), nunca tinha ouvido falar. Procurei bastante um exemplar com este título, tendo acabado por adquirir um no ebay.co.uk (edição inglesa). Já não é o primeiro livro para os mais novos deste blogue, e nenhum dos outros foi uma desilusão ou um aborrecimento ler, antes pelo contrário. Têm sido até bastante curiosos e enriquecedores, estes "regressos ao passado". Espero o mesmo deste livro, ou muito mais ainda, por se tratar de Rudyard Kipling.

Linked opinion...
Este é um livro de contos infantis, que foram retirados de outras obras de Kipling. O primeiro conto, que dá o título ao livro, faz parte do "Livro da Selva". A história deste mangusto chamado Rikki-Tikki-Tavi, teve contudo tanto sucesso, que tem merecido diversas publicações independentes da sua publicação original, e Rikki-Tikki é ainda hoje protagonista de várias histórias, desenhos animados, canções, etc. Ao ter escolhido este livro para conhecer o conto de Rikki-Tikki-Tavi, estava, sem me aperceber na altura, a adquirir um "menu de degustação" dos contos infantis de Kipling, uma vez que as histórias contidas neste livro provêm de 10 outros livros... É assim uma fantástica oportunidade para conhecer melhor este autor, genial na construção deste tipo de histórias. De toda a literatura para os mais novos que consta deste blogue, este livro é, de facto, o mais infantil de todos, ou seja, o que melhor se adequa a crianças pequenas. A utilização dos animais para contar as suas histórias, a moral nelas implícita, as fortes características das suas personagens, a forma como estão escritas, enfim...transformam estas histórias em "pequenas delícias" deste menu. Apesar do público alvo, não deixa de existir aqui também material de reflexão q.b. para os mais velhos. Para quem já conhece o autor, ler este livro é uma forma de o conhecer melhor, e para quem não o conhece, estas são excelentes histórias para contar aos "filhotes" e aprender também com eles, ou então para os deixar descobrir sozinhos. É pena não existir uma versão portuguesa deste livro (pelo menos eu não encontrei), mas algumas das histórias estão nos livros "O Livro da Selva", "O Segundo Livro da Selva" e "Histórias Assim Mesmo", todos estes com edições em português.

Linked song...


Linked books...
O Livro da Selva - Rudyard Kipling
O Segundo Livro da Selva - Rudyard Kipling
Histórias Assim Mesmo - Rudyard Kipling
A Bíblia (Arca de Noé, capítulos 6 a 9 do Génesis)
Thy Servant a Dog - Rudyard Kipling
Rewards and Fairies - Rudyard Kipling
Limits and Renewals - Rudyard Kipling
Puck of Pooks Hill - Rudyard Kipling
The Princess Elizabeth Gift Book
Animal Stories - Rudyard Kipling

Linked animals...

Python Rock Snake (Python molurus molurus)
Rock Cod (Lotella rhacina)
Bandicoot (Peramelemorphia)
Nilgó ou Antílope-Azul
Sea Cows : nome comum em inglês dos sirénios, ordem da qual fazem parte o dugongo e os manatins (na foto)  

Linked place...

Rio Limpopo
Linked words...
sluice - water channel ; canal, barragem.
shod - fitted with horseshoes; guarnecido de ferradura, ferrado.
shaving - apara.

Wednesday, June 20, 2012

Sonho de Uma Noite de Verão - William Shakespeare

Linked by...
Chego a esta peça de Shakespeare pela mão de Thomas Love Peacock, que a mencionou em "A Abadia do Pesadelo". Tive a felicidade de encontrar esta edição bilingue no WinkingBooks, pois considero muito vantajoso o facto de poder ler a obra em português, mas também na língua original.

Apesar de conhecer Shakespeare e alguma da sua obra, poucas vezes li peças de sua autoria na ìntegra. Este Sonho de Uma Noite de Verão soa-me familiar, mas ao iniciar a sua leitura, ainda não me tinha conseguido recordar se de facto a conhecia ou não. Provavelmente não.

Nota: esta obra foi posteriormente mencionada em:
Linked opinion...
Esta peça é puro entretenimento, e não perde essa característica pelo facto de ser lida. Gostei mesmo muito. É bastante cómica e divertida, e o facto de estar escrita em verso, acresce à sua comicidade. Isto porque, dizer-se em verso (usualmente mais utilizado para ditos mais profundos e sentidos), tamanhos disparates, torna a acção e os personagens ainda mais engraçados.

Trata-se de uma acção cheia de peripécias, enganos e desenganos, enleios, enfim, as "confusões" habituais nas peças teatrais de comédia, em que se atinge um ponto em que está tudo tão "embrulhado" e confuso, que já não conseguimos antever como se irá resolver todo aquele imbróglio. Quanto aos personagens, são de uma grande riqueza, pois Shakespeare faz interagir os seres do mundo da magia, com os simples mortais. É assim, tão fantasiosa como cómica. Uma noite de Verão, de festa, leve e divertida, contada com inegável genialidade. Quanto à minha dúvida sobre o meu prévio conhecimento da peça, continuei na dúvida. Não me lembrava de toda a história, mas o pormenor de colocar a "poção do amor" nos olhos de quem dorme, que se apaixonará pela primeira pessoa que veja ao acordar, é-me familiar. Mas tudo o resto foi novidade. A edição bilingue foi de facto uma vantagem, mas considerei que a tradução estava muito bem feita, não perdendo do original, pelo que não seria necessário o apoio do texto na língua original. É contudo uma mais valia tê-lo por perto.

Linked movie...
A capa deste livro é representativa da versão cinematográfica de 1999. Existem mais duas adaptações ao cinema desta peça.




Linked music...


Linked book...
Romeu e Julieta - William Shakespeare (publicidade da editora)

Linked mythological figures.... 

Diana
Cupido
Linked places...

Creta (Grécia)

Atenas (Grécia)
Linked words...
fementido - pérfido; desleal; falso; traidor; perjuro.
nonada - bagatela. 

Tuesday, June 19, 2012

Adeus, Mr. Chips - James Hilton


Linked by...
Este livro surgiu como referência no livro "Desgraça" de John Coetzee. Não foi um dos livros mais fáceis de encontrar, mas o leilões.net resolveu esse meu problema. Este livro tem um título sonante, e que me atraiu de imediato. Assim, apesar de ter como referência de um livro que não apreciei, inicio este livro esperando uma boa leitura.

Este livro foi posteriomente mencionado também em:
Linked opinion...
Esta é uma história, ou melhor dizendo, um conto longo, muito comovente. É a história "compacta" de uma vida. A vida do Mr. Chips, um professor dos "de antigamente". Um professor de outros tempos, que dava aulas a alunos também de outros tempos. Engraçado é saber que muitos leitores deste livro afirmaram perante o autor, conhecerem o "verdadeiro" Mr. Chips, ou terem sido seus alunos. Muito pequeno, mas muito rico, este é um livro que trata sobre a vida deste professor, conferindo um ênfase particular às relações humanas. Gostei bastante, e foi com o coração enternecido que cheguei à última página.

Linked movies...
Foram feitas duas adaptações para o cinema deste livro.



Linked books...
Anábase - Xenofonte
Eneida - Virgílio (em relação a esta duas obras, apenas foram mencionados os autores Xenofonte e Virgílio, tendo eu aceitado estas referências, por já terem sido mencionadas noutras obras)
Inspector French´s Greatest Case - Freeman Wills Crofts 
John Thorndyke´s Cases - R. Austin Freeman
As Aventuras de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle (em relação a este três ultimos títulos, apenas foram referidos os personagens Inspector French, Dr. Thorndyke e Sherlock Holmes, tendo eu tomado a liberdade de escolher os títulos para serem constituidos como referências.
Horizonte Perdido - James Hilton (surge mencionado quer na sinopse do livro, quer na nota biográfica sobre o autor)
A editora faz publicidade nas ultimas páginas deste livro aos seguintes títulos:
Espaço A Nova Fronteira, Odisseia de um Astronauta - Joseph P. Allen
A Vaga de Calor - Urbano Tavares Rodrigues
Obra Antuma - José Sesinando 

Linked people...

Bernard Shaw
Ibsen
William Morris
Linked places...

Great Gable (Cúmbria, Inglaterra)
Sty Head (Cúmbria, Inglaterra)
Linked words...
vezo - costume, hábito (quase sempre censurável).
tunante - que ou aquele que anda na tuna ou na vadiagem. = MALANDRO, VADIO

Monday, June 18, 2012

Cândido - Voltaire

Linked by...
Este livro surgiu primeiramente mencionado no livro "A Abadia do Pesadelo" de Thomas Love Peacock. Aceitei também da  "Odisseia" de Homero" as obras sublinhadas no índice, das quais este Cândido de Voltaire também fazia parte. Do livro apenas conhecia o autor, e foi sem fazer ideia do que tratava, que o comecei a ler.

Nota: Este livro foi posteriormente mencionado também em:
Linked opinion...
Que agradável surpresa. Este é um "livrinho" muito engraçado e que se lê muito rapidamente. Uma sátira muito simples e directa, feita através de uma história tão imaginativa que chega a ser mirabolante. São aqui tratados os temas do optimismo e pessimismo, do bem e do mal, do amor e do ódio, enfim...de extremos. A acção da história é também ela de extremos. Não há meios termos. A ingenuidade, o optimismo, o amor, e a bondade do personagem principal são impiedosamente atacados, em todos os flancos possíveis, e por tudo o que de pior existe no mundo. Capítulo a capítulo, esses valores são testados e re-testados. E cómicamente, ou melhor, sarcásticamente, continua Cândido a "resistir". Contudo, não deixa de se interrogar continuamente, sobre esta máxima de "tudo no mundo vai pelo melhor" (de Liebniz, personificado aqui no mestre Pangloss). Um optimismo central na sua visão da vida e do mundo. Muito bom este livro, que de uma forma tão simples, nos leva a reflectir sobre temas tão complexos.

Linked music...



Linked books...
A Eneida - Virgílio
A Ilíada - Homero
Cartas a Lucílio - Séneca
A Bíblia (Génesis)
Dos livros do autor referido na nota biográfica, escolhi a obra:

Linked places...

Vestefália (Alemanha)
Porto de Lisboa
Salé (Marrocos)


Esmirna (Turquia)
Linked people...

Leibniz
Linked words...
cimitarra - espada de lâmina larga e curva.

palafreneiro - moço que tratava do palafrém ou o acompanhava; moço que trata de cavalos.
cochinilha - nome dado a certos pulgões, muitas vezes prejudiciais às plantas cultivadas. (Uma espécie mexicana forneceu durante muito tempo um corante, o carmim.) = COCHONILHA
bei - governador de província muçulmana; título do soberano da Tunísia.
agá - comandante ou chefe de um corpo turco.

Sunday, June 17, 2012

Os Passos Perdidos - Alejo Carpentier

Linked by...
Este livro foi mencionado na obra "As Aventuras de Miguel Littín Clandestino no Chile", de Gabriel García Márquez. Diz-se que Gabriel García Márquez terá deitado para o lixo o seu primeiro manuscrito de "Cem Anos de Solidão" após ler esta obra. Foi assim, sem pensar duas vezes que o comprei, assim que o vi numa estante na Fnac (Colombo) e que me lancei na sua leitura na primeira oportunidade.

Linked opinion...
Por aquilo que tinha lido anteriormente sobre este livro, foi com enorme expectativa que iniciei a sua leitura. Muito cedo, apercebi-me, que de facto estava perante um livro diferente, superior, e entendi a razão de ser denominado um livro de culto. Ao lê-lo, experienciava uma nova forma literária, a do realismo mágico, do qual este autor é considerado um dos seus criadores. E não foi difícil entender de que se tratava, antes mesmo de procurar a sua definição. Das características que definem esta corrente ou escola literária, a que mais me marcou, foi a experiência sensorial que me proporcionou. Vi-me embrenhada e totalmente absorvida pelo mundo que o autor cria. Esse mundo, é um misto de tempos, de realidades, de interioridade, de exterioridade, e de magia. Tudo isso é distorcido e alinhado com a história central, a da viagem do protagonista, que decorre tanto no mundo físico como no seu mundo existencial. A experiência sensorial, foi para mim completa, e considerei fantástico o facto de uma obra literária poder ascender a esse nível. A leitura não é contudo imediata. A escrita barroca do autor, desafiou-me e demorou-me. Para entender, não poucas vezes voltei atrás, parei para reflectir, até sentir que podia continuar, sem ter perdido nada. Parece-me um livro, que, numa segunda leitura, suscitará a descoberta de novos pormenores, que à primeira escaparam. Considero um privilégio ter tido a oportunidade de ler este autor. Em termos de referências, que é aquilo que este blogue procura, esta obra é tão rica, que tudo o que aqui se seguirá , representa apenas uma ínfima amostra.

Linked music...


 Lucia di Lammermoor - Gaetano Donizetti

Foi mencionado o Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach ( escolhi o Minueto de Sol Maior para partilhar aqui)
Nona Sinfonia de Ludwig Van Beethoven

Linked places...

Ilha do Diabo
Rio Orenoco (América do Sul)
Monte Autana (Venezuela)
Linked books...
Odisseia - Homero
Ecue-Yamba-O - Alejo Carpentier (referido na nota biográfica sobre o autor como tendo sido a sua primeira obra)
Uma Noite em Lisboa  - Erich Maria Remarque (publicidade do marcador que vinha com o livro, e excerto da obra no final do livro)
Vidas dos Santos - Alban Butler
A Guerra da Secessão 1861 -1865 - Farid Ameur
A Morte do Coração - Elizabeth Bowen
Antígona - Sófocles
Prometeu Acorrentado - Ésquilo
O Capital - Karl Marx
Os Incas - Jean-Fran Marmontel
O Discurso do Método - Descartes
A Pequena Sereia - Hans Christian Andersen
D. Quixote de La Mancha - Miguel de Cervante
Anábase - Xenofonte
Os Sonhos - Francisco de Quevedo
Coéforas de Ésquilo
O Reino Deste Mundo - Alejo Carpentier 

Linked people...


Maurice Martenot (1898 - 1980)
Henrie-Marie Beyle (Stendhal) 1783 - 1842

Luigi Cherubini (1760 - 1842)


Charles-Edouard Jeanneret-Gris (Le Corbusier) 1887-1965
Linked art...

Vénus de Cranach
Navio dos Loucos de Bosch
Linked words...


daguerreótipo - Aparelho fotográfico primitivo, inventado por Daguerre; retrato obtido com esse aparelho.
hagiografia - descrição da vida dos santos.
arúspice - sacerdote que predizia o futuro consultando as entranhas das vítimas.

Estramónio - Planta de cheiro nauseabundo e propriedades narcóticas, conhecida vulgarmente por figueira-do-inferno.

Tuesday, June 12, 2012

Diálogo das Compensadas - João Aguiar

Linked by...
Chego a este livro pela referência indirecta em "Inês de Portugal", de João de Aguiar., nomeadamente pela publicidade da editora às obras do autor. De entre muitas obras mencionadas escolhi esta por ter sido a  primeira que encontrei disponível na Winking Books, de onde acabou por vir o exemplar que li.

É assim a segunda das obras deste autor neste blogue, e também a segunda que leio. Do livro "Inês de Portugal" ficara a vontade de ler outro livro do autor, no qual ele não estivesse "preso" a um objectivo (elaborar um guião de cinema), nem a uma história pré existente. Foi assim, com o desejo de tentar conhecer melhor este autor, que parti para esta leitura.

Linked synopsis...

"Num ponto qualquer do futuro distante, certo autor decide-se a narrar um caso de proveito e exemplo ocorrido nos recuados princípios do século XXI. Como base de trabalho, ele possui fragmentos de um livro publicado nessa mesma época – escrito, portanto, em Português decadente, talvez já contaminado pelo novo idioma que viria a substituí-lo, o Yeah-Yeah-Man.
Negando-se a recuar perante a dificuldade, o nosso autor aproveita as partes mais legíveis do texto original e completa-as na boa e clara linguagem do Português Ressuscitado. Assim surge o Diálogo das Compensadas, cujas principais figuras são um jovem da geração reality-show e uma abadessa não isenta de mistérios e segredos.

À semelhança do que já fez em romances anteriores, João Aguiar prossegue neste livro uma crítica feroz aos aspectos mais mesquinhos da sociedade em que nos coube viver."
fonte:Wook

Linked opinion...
A colecção da ASA da qual esta edição faz parte, define bem o que foi para mim este livro: um pequeno prazer. Um pequeno livro, e uma assaz e incisiva crítica social , que se apresenta "embrulhada" numa história imaginativa e fora do vulgar. Primeiro estranha-se um pouco a linguagem utilizada, mas cedo a mesma é justificada e o leitor se habitua, sem problemas de maior.

É mesmo muito curioso este livro. A crítica social em si mesma não é novidade, pois aborda temas da nossa sociedade actual, sobre os quais ouvimos falar recorrentemente, e sobre os quais, certamente, já a maior parte dos leitores reflectiu. Mas a forma como essa crítica é feita, essa sim, é singular e diferente. O livro lê-se muito rapidamente e com grande facilidade, e a história consegue manter o interesse do leitor durante toda a leitura. Continuo, contudo, sem conseguir "conhecer" este autor, pois acho que, dadas as características muito próprias deste livro,  não terá sido esta a melhor escolha para esse fim. Espero assim, voltar a ler mais obras deste autor.

Da nota biográfica do autor, na contra capa, escolhi o seguinte livro, por ser o que estava disponível na Winking Books:
Os Comedores de Pérolas - João Aguiar

É mencionada no texto do livro a expressão "cousa mui escusada e indecente" o que me levou á seguinte referência:
A Dama Pé-de-Cabra - Alexandre Herculano

Linked poem...

Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,

Diferentes em tudo da esperança:
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem (se algum houve) as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,

Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E afora este mudar-se cada dia,

Outra mudança faz de mor espanto,
Que não se muda já como soía.


Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"

Linked portuguese towns and villages...
Lisboa
Cascais
Oeiras
Amadora
Almada
Oliveira do Hospital
Vila Real
Setúbal
Porto
Gondomar
Condeixa-a-Nova
Arouca
Beja
Évora

Linked portuguese monarchy figures...
D. Afonso II
D. Dinis
Rainha Santa Isabel
D. Mendo de Sousa (o Sousão)
D. Afonso Henriques
D. Teresa
D. Fernando
 Linked popes...
Gregório XIII
Clemente VII
Urbano VI
Linked looked up words...
estulto - que não tem bom senso ou discernimento.
pantalha - estrutura revestida destinada a quebrar a intensidade da luz ou a orientá-la.
coevos - que ou quem é do mesmo tempo ou da mesma época.
parlatório - locutório nos conventos, prisões, lazaretos.
merencório - melancólico; triste.
sílfide - génio feminino do ar, na mitologia céltica e germânica da Idade Média ; mulher franzina e delicada; figura indistinta, vaporosa.