Monday, July 30, 2012

Romeu e Julieta - William Shakespeare

Linked by...
William Shakespeare é, naturalmente, muitas vezes mencionado noutros livros. Contudo, e até agora, é mais frequentemente mencionado o seu nome, do que são especificadas as suas obras. No entanto, este título "Romeu e Julieta" surgiu mencionado no livro "Até à Eternidade" de James Jones, e publicitado pela editora na comédia "Sonho de uma Noite de Verão", também ela uma obra de Shakespeare. Julgo que posteriormente, deverá virá a ser referenciada em mais livros. Apesar de conhecer a história de Romeu e Julieta, nunca tinha lido a obra. Tendo adorado ler a comédia "Sonho de Uma Noite de Verão", e apesar de conhecer esta história, foi com prazer que me dediquei a descobri-la, na versão original do autor. Este exemplar, devo-o, mais uma vez, à Winking Books.

Posteriormente esta obra foi também mencionada nos seguintes livros:
Linked opinion...
Esta é uma obra de uma esmagadora beleza. Não só a história é bela, mas a escrita e Shakespeare é aqui, simplesmente arrebatadora. Que pena tive eu de já conhecer o desfecho desta tragédia. Porque me foi negado o prazer de conhecer a história pela mão do seu autor, e não por produtos secundários?... Enfim, é um pouco desolador, mas não retirou de todo a magnificência desta escrita. Sinto até que a peça é melhor para ser lida do que para vê-la ser representada. Gostei mesmo muito, e é claro que recomendo, mesmo para quem já conhece a história (difícil é não a conhecer). Entendi, só depois de a ler, porque se tornou tão famoso mundialmente, este clássico dramático de Shakespeare.

Linked mythological figures...

Tártaro
Faetonte
Dido
Linked proverbs and sayings...

"De noite, todos os gatos são pardos"

"Nunca tive na mão um tão bom jogo, e não tenho nada para jogar"

"Segredo de três, o Diabo o fez"

Linked person...

Petrarca
Linked books...
Existe uma menção ao Rei da Cofétua, que também surge numa outra obra de Shakespeare:
Love´s Labour Lost - William Shakespeare (não estou muito certa do título em português, pois já encontrei o livro como "Trabalhos de Amor Perdidos", mas também como "Canseiras de amor em Vão". Ficará para depois definir qual o título correcto, dependendo da edição que conseguir encontrar)

Linked places...

Verona (Itália)
Mântua (Itália)
Linked words...
podão - foice para podar; podadeira; [figurado] pessoa que não pode prestar grandes serviços, pouco hábil.
tanchagem - planta vivaz e medicinal (plantaginácea típica).
arpéus - [informal]  unhas; mãos. 
escarpins - pé de meia que se calçava por baixo das meias; espécie de chinela; sapato que deixava o calcanhar a descoberto.

2 comments:

  1. Um livro extraordinário este. Deste autor li três peças: esta, Hamlet e Macbeth. Para ser franca, a minha preferida é esta última. No entanto, Romeu e Julieta é uma história realmente belíssima e escrita de forma sublime (como aliás é apanágio deste autor).
    Aproveito para fazer também um link..:)
    Até 28 de Outubro vai estar em cena, na fabulosa e maravilhosa Quinta da Regaleira em Sintra, esta peça de teatro - à noite, nos jardins do palácio. É absolutamente imperdível.
    Deixo o site com todas as informações a respeito:
    http://www.cultursintra.pt/Regaleira.aspx?aid=100162&pid=100025&sp=1

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelo seu comentário e pela partilha! De facto, deve ser fantástico! Vou sem dúvida tentar ir. :)

      Delete