Wednesday, July 11, 2012

O Delfim - José Cardoso Pires

Linked by...
Foi "O Hóspede de Job" de José Cardoso Pires que me encaminhou para esta leitura. O texto não tinha em si referências a outros livros, mas no final do livro publicitavam-se várias obras do mesmo autor.  Resolvi assim dar continuidade à leitura deste autor, e escolhi a primeira obra publicitada com existência na Winking Books. E assim cheguei até aqui. Agradava-me bastante a perspectiva de ir ler este livro, pois só tinha boas recordações da outra obra que tinha lido deste autor.

Linked opinion...
Este é um livro primorosamente bem escrito. É um exercício literário esplêndido quer na forma quer no estilo, cuja leitura soa quase musical. Se por vezes se discute se um livro é uma obra de arte, ou se a literatura pode ser considerada arte, aqui está um belíssimo exemplo de arte, na minha opinião. Entendo porque é considerada, como uma obra de referência do autor. Que magnífico uso das palavras, dos significados, dos tempos verbais, e  que profundidade e complexidade na reflexão. Infelizmente contudo, para mim faltou o essencial. Faltou uma história que falasse comigo, que me interessasse, e que me fizesse reflectir. A história (inexistente a meu ver), reduz-se apenas a um acontecimento.Todo o texto consiste na descrição e reflexão sobre tudo o que rodeia esse acontecimento, e as versões sobre o que de facto se passou. As personagens apenas existem pela força do estereótipo (o marido machista e marialva, a esposa infeliz, o cauteleiro falador, etc.), porque de facto não necessitam existir na sua individualidade. Elas servem apenas para colorir um cenário (seja o da aldeia ou o da casa dos Palma Bravo), ou para marcar uma posição, a da sua versão do "acontecimento". A imagem mais forte, mais bela e mais mística de todo o texto, acabou por ser a da lagoa, que quase que se consitui um personagem, uma entidade. A utilização do tema da caça, tranversal a todo o texto, é também a meu ver, um pouco infeliz. Apesar de entender que surge pelas suas possibilidade figurativas (o autor como caçador/furão, a caça como busca, procura e jogo), o tema em si, é me totalmente adverso, o que também não ajudou na minha interacção com o livro. Para resumir, posso dizer que apesar de ser uma belíssima obra em termos literários, e que deve ser alvo de estudo e tomada como referência, este livro não me disse nada. Mas esse factor depende, como é óbvio, apenas do leitor.

Linked movie...

"O Delfim"  de Fernando Lopes (adaptação cinematográfica do livro)
Linked poem...

Chuva Oblíqua de Fernando Pessoa

Linked books...
Las Moradas - Santa Teresa de Jesus
Política e Crime - Hans Magnus Enzensberger
Fábulas de Esopo
História de Portugal - Pinheiro Chagas
Édipo Rei - Sófocles
Foram mencionados os autores Carter Dickson, Georges Simenon, e Teilhard de Chardin. Encontrei os seguintes títulos destes autores, disponíveis na Winking Books:
Crime no Jardim Zoológico - Carter Dickson
Crime Impune - Georges Simenon
Cartas de Viagem - Pierre Teilhard de Chardin
Surgiu também mencionado o personagem ficcional Nero Wolfe de Rex Stout. Procurei na Winking Books por títulos do autor com este personagem e seleccionei este:
Gambito - Rex Stout 
O personagem Sherlock Holmes, de Conan Doyle, também foi mencionado. Como já tenho em lista um dos livros com este personagem, voltei a considerá-lo:
As Aventuras de Sherlock Holmes - Sir Arthur Conan Doyle
Xenofonte foi diversas vezes referido, pelo que aceito a referência para o livro que já faz parte dos livros "a ler" deste blogue:
Anábase - Xenofonte

Linked people...
Ignácio Sanchez Mejías
Edwin Aldrin
Jim Clark
Jean Patou
Linked song...


"Guitarra" (fado de Coimbra), aqui na versão dos Madredeus.
"Eu quero que o meu caixão,
Tenha uma forma bizarra.
A forma dum coração, aiii...
Ai, a forma de uma guitarra."

Linked sayings and proverbs...

"Não é por estar muito tempo no rio, que o pau se faz cobra de água"

"Quem não pode com o patrão, vinga-se no cão"

"Quem não se sente, não é filho de boa gente"

Linked guns...

Greener
Linked drink...

Stolichnaya
 Linked animals...
Islero (touro que matou o toureiro Manolete)
Cavalos Alter Real
Galeirão
Linked words...
muares - diz-se de ou animal proveniente do cruzamento da raça cavalar com a asinina.
anexins - dito sentencioso em linguagem popular.
soromenha - diz-se de ou espécie de pereira brava; fruto dessa árvore.
cachené - grande lenço de abafo para o pescoço; cachecol. 
fraldiqueiro - diz-se do cão acostumado ao regaço das mulheres; [Figurado]  mulherengo, efeminado.

No comments:

Post a Comment