Sunday, June 3, 2012

Werther - Johann Wolfgang Goethe

Linked by...
Este livro foi mencionado por Thomas Love Peacock em "A Abadia do Pesadelo". Apesar de conhecer o autor de nome, esta é a primeira obra que leio de Goethe. É esse um dos objectivos principais deste blogue, o de me levar a conhecer coisas novas. Para tal acontecer, o Winking Books (comunidade de troca de livros online), tem sido uma preciosa ajuda. Foi mais uma vez deste site que obtive este exemplar, que comecei a ler com grande curiosidade. Julgo ser positivo o facto de iniciar a "descoberta" deste autor pela obra que o tornou famoso.

Nota - foi posteriormente mencionado em:
Linked opinion...
Esta leitura foi mais uma boa surpresa, das muitas que este blogue já me proporcionou. Diria até excelente. Em termos estruturais, o formato epistolar desta obra, faz com que a sua leitura se torne leve e rápida. Não é também uma obra muito extensa, mas foi a riqueza do seu conteúdo o que mais me impressionou.

A empatia com o jovem Werther e com a sua extrema sensibilidade foi quase imediata. Sofrer por amor...haverá alguém que não consiga empatizar com tal maleita? O amor é, sem dúvida alguma o tema central deste livro. Aqui no seu aspecto mais disruptivo. O amor é, em minha opinião, sempre disruptivo, seja para o bem ou seja para o mal. Nas "almas" mais sensíveis, como é o caso do protagonista desta história, toma proporções desmesuradas. Alguns alegarão que as "almas sensíveis", não são mais que fracos ou loucos. Mas o amor, em todo o seu esplendor, é sempre desmesurado, e tem a capacidade de transformar os mais estóicos em "florzinhas", os mais calmos em intempestivos, os mais racionais em impulsivos, e os mais sãos...em loucos. Quando, como é o caso, se trata de um amor não correspondido ou de um amor impossível, é aí que o sentimento do amor encerra em si mesmo uma ambivalência única. Neste caso, o amor, ao mesmo tempo e muitas vezes no mesmo momento, é luz ofuscante e negra escuridão, é pureza e culpa pecaminosa, é tudo o que se desejava da vida e o desejo de não mais viver, é felicidade e dor insuportável. E é quando o sofrimento desta ambivalência se torna impossível de suportar, que o amor toma a sua faceta "destruidora", a que já me referi em anteriores posts, e de que esta obra é o seu mais evidente testemunho. Gostei mesmo muito. Foi curiosa também a coincidência de o livro ter o seu início no mês de Maio, quando eu também iniciei a sua leitura, e de o autor estar a ler Homero, autor que estou também neste momento a ler. Não posso deixar de aconselhar aos leitores que não conhecem este livro, a lê-lo. Atribuí uma avaliação na Good Reads  (site sobre livros), de 4 em 5 ("really liked it"), a qual foi, sem margem para dúvidas, merecida.

Linked people...

Johann Kaspar Lavater (1741-1801)
Johann Joachim Winckelmann (1717-1768)

Há também neste livro uma referência curiosa. É mencionado um poeta de nome Ossian, que se trata afinal de uma fraude literária, comprovada como tal, apenas no final do século XIX.

Linked trees and flowers...

Tílias
Centáurea
Madressilva
Linked dances...




Linked books...

Emilia Galotti - Gotthold Ephraim Lessing

Odisseia - Homero . Em relação a esta obra, o título não foi especificamente referido. Contudo pela seguinte passagem, julgo ser esta a obra de Homero a que o autor se refere:
"(...)compreendo então os altivos, os soberbos adoradores de Penélope, que não se desdouravam de matar, por suas próprias mãos para os esquartejar e assar os bois e os cevados."

O Vigário de Wakefield - Oliver Goldsmith

Das obras do autor mencionadas na Nota Bibliográfica deste livro, retive dois títulos, por serem os títulos existentes na base de dados da Winking Books:
Fausto - Johann Wolfgang Goethe
As Afinidades Electivas - Johann Wolfgang Goethe


Linked currency...
Foi mencionado, enquanto unidade monetária, o Kreutzer. Aqui ficam, a respeito dessa moeda, algumas imagens e respectivos links com alguma informação adicional.

1 Landminz, Bavaria, 1682 = 2½ Kreutzer = 10 Pfennige

Fünffzehner, coin 15 Kreutzer or 4 Reichs-Gulden

3 Kreutzer, Emperor Leopold, 1694 = 1 Kayser-Groschen

Linked mythological figure...

Melusina
Linked words...
exórdio - primeira parte do discurso que lhe serve como um prefácio; princípio, origem.
bisonho -  que revela timidez, insegurança. = ACANHADO, TÍMIDO
morigerar - instruir nos bons costumes; fazer perder a natural rudeza de costumes; ensinar, educar.
cilício - cinto áspero ou eriçado que alguns católicos trazem sobre a pele para mortificação e penitência; tormento ou mortificação voluntários.
arroio - pequena corrente de água. = REGATO
estiolamento - atrofia do vegetal que, privado de luz, cresce rápida e desmedidamente à procura dela.

No comments:

Post a Comment