Thursday, June 7, 2012

Odisseia - Homero

Linked by...
Até ao momento esta obra foi mencionada nos seguintes livros:
Este livro é em si mesmo uma referência da literatura, pelo que prevejo que venha a ser mencionado em muitas mais obras que venham a fazer parte deste blogue. De Homero e dos seus clássicos, conheço passagens e personagens. O legado em sub-produtos é imenso, e é tantas vezes mencionado, que sinto já a conhecer. No entanto nunca a tinha lido. Ao iniciar a sua leitura, temia encetar eu própria uma odisseia pessoal cheia de provações. Isto por se tratar de um poema épico e de uma obra secular. Temia assim a sua leitura tornar-se difícil para mim. Não há contudo forma de contornar esta obra, nem eu o desejava. Enchi-me de coragem (bebendo já um pouco da de Ulisses), e "deitei mãos à obra".

Nota: Este livro foi posteriormente mencionado em:
Linked opinion...
Fiquei rendida. Que opinião pode uma simples leitora como eu, emitir sobre esta maravilha, se não a mais favorável possível? É sem margem para dúvida, e sob todos os ângulos a que possa ser escrutinada, genial. Se eu tinha a sensação que conhecia Homero, enganei-me redondamente. Só mesmo lendo a obra integral. Quanto às dificuldades de leitura que eu temia encontrar, foram inexistentes. A leitura é tão fluída e melodiosa, que viajei pelos seus cantos com a maior naturalidade e interesse. Que história, meu Deus, ou meu Zeus, neste caso...Que imaginação e que dom para escrever. A mitologia tem aqui um papel tão central quanto a história dos mortais. Mortais e imortais intersectam-se e interagem de forma fabulosa, criando uma história única. Nunca tinha lido nada semelhante em grandeza.  Só tenho pena de não a ter lido mais cedo. Em minha opinião, não deve nenhum amante da leitura, deixar passar incólume esta obra. É um privilégio ter sobrevivido aos séculos e ter chegado até aos nossos dias. Um verdadeiro legado a preservar e a admirar.

Linked movie...
São diversos os produtos de entretenimento que têm por origem os clássicos de Homero. Existe no entanto um filme que encontrei com o mesmo nome do livro, e que lhe é fiel. Partilho aqui o seu trailer e link com informação.

A Odisséia (1997)
Versão integral do filme aqui.

Linked mythological figures... 
Dos muitos deuses e outras figuras mitológicas mencionadas, partilho aqui alguns...

Radamanto. Um dos juizes dos mortos na mitologia grega. Filho de Zeus e Europa. Na imagem, os três juízes da morte (Minos, radamanto e Aeco)
Cronos. Pai de Zeus. Com medo de ser destronado Cronos engolia os filhos ao nascerem. Comeu todos excepto Zeus, que Réia (irmã e esposa de Cronos) conseguiu salvar enganando Cronos enrolando uma pedra em um pano, a qual ele engoliu sem perceber a troca.
Zeus. Rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo e deus do céu e do trovão.
Atena. Deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça e da habilidade
Aurora. Deusa romana do amanhecer, equivalente à grega Eos.
Calipso. Ninfa do mar, que reteve Ulisses na sua gruta.
Titono. Um mortal por quem a Aurora se apaixonou, a quem foi concedida a imortalidade, mas não a juventude eterna.

Artémis. Deusa ligada inicialmente à vida selvagem e à caça, e mais tarde, à luz da lua e à magia.
Posídon. Deus supremo do mar, conhecido pelos romanos como Neptuno.

Zéfiro. Vento do Oeste. Filho de Aurora e Asteu.
Linked books...
Como seria de esperar, no texto propriamente dito não existem referências a outras obras. Contudo, na nota introdutória ao livro é referido:
A Ilíada - Homero
Para além desta referência, o anterior proprietário deste livro (ou um dos anteriores, visto que este é um livro usado que obtive através da comunidade de troca de livros online Winking Books) sublinhou no índice da colecção vários títulos. Optei por aceitar os títulos assinalados enquanto referências. São elas:
Helena - Machado de Assis 
Lolita - Vladimir Nabokov
Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse - Vicente Blasco Ibánez
O Anticristo - Friedrich Nietzsche
Lendas e Narrativas - Alexandre Herculano
Lendas e Narrativas II - Alexandre Herculano
Leis - Platão 
Para além das referências já listadas, o livro publicita a colecção História Universal da editora. Uma vez que até ao momento não existem referências a livros de história, irei considerá-la. No entanto, apenas um volume, a designar posteriormente, que será aquele que consiga adquirir primeiro.
História Universal (volume a designar)

Linked places...
São muitos os locais mencionados na "Odisseia", como não poderia deixar de ser. Ficam aqui apenas alguns.

Esparta
Zacinto (Grécia)

Imagem de satélite de Lesbos (ilha grega)

Tróade
Linked animals...

Alcatraz
Xofrango, nome da Rabalva ou Águia-Pesqueira quando nova.
Delfins (Golfinhos)

Linked words...
Asfódelo
aedo - poeta, cantor (entre os antigos gregos).

cratera - grande taça com duas asas, por onde os antigos serviam o vinho.

espelta - planta das gramíneas (Titicum spelta) que é uma espécie de trigo de grão avermelhado. 
hecatombe - sacrifício de cem reses. 
acha - machadinha de combate. (Também se dizia acha de armas).

ambrosia - manjar dos deuses.
côvado - antiga medida de comprimento equivalente a 0,66 m.
asfódelo - género de plantas liliáceas, de raiz tuberosa.

2 comments:

  1. Gostei bastante de ler este livro. E, tal como tu, também receei perder-me no meio de uma escrita complexa, o que não aconteceu. Invejo de uma forma positiva a imaginação deste grande Homem.

    ReplyDelete
  2. É de facto impressionante a capacidade imaginativa do autor. Julgo que talvez o receio que ambos partilhámos, seja um dos motivos que afasta leitores desta obra. Volto a afirmar que não há nada a recear, pelo contrário. Não "percam" esta obra apenas por isso.Merece mesmo ser lida. Obrigada Vítor pelo seu comentário.

    ReplyDelete