Wednesday, April 18, 2012

A Alternativa Wilt - Tom Sharpe

Linked by...

Apesar de não constituir uma referência directa, foi Wilt (1º livro desta "saga") que me levou a este livro. Chegou-me às mãos como oferta de aniversário, e claro está, por saberem que eu andava entusiasmada na minha "descoberta" deste autor. E constituiu sem dúvida uma excelente oferta, já que a continuação das aventuras de Wilt não me desiludiram, e antes pelo contrário, despertaram ainda mais a minha curiosidade sobre o que se irá passar em seguida na "vida" deste Wilt. Não será pois de estranhar que mais livros de Tom Sharpe surjam neste blogue.

Linked opinion...

Mais uma vez Tom Sharpe brinda-nos com uma divertida aventura do caricato Wilt, personagem este que já me é familiar e querido, tal como a sua senhora, Mrs. Eva Wilt. Não esqueçamos também o "desgraçado" inspector Flint, pelo qual sinto pena genuína, por lhe "cair nas mãos" todas as mirabolantes loucuras desta família. Acresce ao enredo desta vez, a prole deste casal, nada mais nada menos que quatro gémeas, herdeiras da genética ímpar do casal Wilt, bem como muitas outras personagens, com personalidades igualmente "destrambelhadas". Uma vez que este livro é o segundo da "saga" Wilt, julgo ser conveniente ler primeiro o  Wilt. De leitura muito rápida e agradável, este é um livro de puro entretenimento, que aconselho a quem aprecie o género (comédia).

Linked review...

Neste segundo livro sobre as aventuras e desventuras de Henry Wilt, o nosso herói, agora chefe do departamento de Estudos de Formação Geral do Instituto de Letras e Tecnologia de Fenland, tem de enfrentar as fantasias de políticos fanáticos e burocratas reaccionários. Além, claro, dos entusiasmos da mulher, Eva, por todas as Alternativas Orgânicas e da insistência das quadrigémeas em olhar para tudo com uma inabalável falta de sentimentalismo.
Os problemas de Wilt são agudizados pela natureza - mais precisamente por uma roseira -, pela fugaz paixão por uma capitosa estudante estrangeira e pela hostilidade dos serviços médicos, que recusam acudir às suas necessidades mais urgentes. Envolvido involuntariamente numa acção terrorista, Wilt é forçado a lutar pela liberdade, ameaçada tanto pelo terrorismo como pelos métodos da polícia antiterrorista. Recorre a uma astúcia nascida da sua cobardia inata - e retoma o contacto com o incansável inspector Flint.
Corrosivo e divertido,
A Alternativa Wilt denuncia com humor as anomalias que no nosso tempo se tornaram norma.
Fonte: www.wook.pt

Linked movies...


 Até à Eternidade ("From Here to Eternity", 1953) - vencedor de 8 óscares, incluindo o de melhor actor secundário (Frank Sinatra). Baseado no livro com o mesmo título, de James Jones.


Linked books...

Surgem neste livro a referência a algumas "novas" obras para este blogue, bem como outras já referenciadas anteriormente. Para além das obras referidas no texto, acrescentou-se o livro em que se baseou o filme anteriormene mencionado.

Assim Falava Zaratustra - Friedrich Nietzsche
Paraíso Perdido - John Milton
O Deus das Moscas  - William Golding 
Finnegans Wake - James Joyce 
O Vento nos Salgueiros - Kenneth Grahame
Filhos e Amantes - D.H. Lawrence
Rikki-Tikki-Tavi - Rudyard Kipling
O Capital - Karl Marx
Até à Eternidade - James Jones 
A Abadia do Pesadelo - Thomas Love Peacock


Linked citations...

A citação que surge no texto é a de Lord Byron, que me levou à "resposta" de Mark Twain.


"É estranho - mas é verdade, pois a verdade é sempre estranha;
Mais Estranho que a ficção."

George Gordon, Lord Byron "Don Juan"



A verdade é mais estranha que a ficção, mas é porque a ficção é obrigada a manter as possibilidades. A verdade não é.
Mark Twain

Linked people...

São várias as personalidade que surgem mencionadas no livro, umas que eu desconhecia, e outras de quem apenas vagamente ouvira falar. Listo em baixo alguns desses nomes, com os respectivos links para quem procure uma informação mais completa.


Margot Fonteyn (1919 - 1991)

Muggsy Spanier (1906 - 1967)

André Gide (1869 - 1951) Nobel da Literatura de 1947


Klemens Wenzel von Metternich (1773 - 1859)

Johann Gottlieb Fichte (1762 - 1814) - filósofo alemão




Linked places... 

Alguns dos locais mencionados no livro despertaram-me a vontade de "procurá-los". São eles:

Soho (distrito de Londres)

Hyères (França)


Port Said (Egipto)

Linked words... 

As palavras deste livro que necessitei de rever ou aprender foram:

clematitiePlanta ranunculácea, trepadeira.
prandial  - Relativo a refeição.
sionismo Estudo das coisas relativas a Sião (Jerusalém). Doutrina que pretendia o estabelecimento de um estado israelita independente na Palestina.
teodolito - Instrumento geodésico que serve para levantar plantas, medir os ângulos reduzidos ao horizonte, as distâncias zenitais e os azimutes.
bauxites  - Hidróxido de alumínio, filão desse metal. (Serve para descorar e dessulfurar gorduras minerais. A América do Sul satisfaz um quinto do consumo mundial de bauxite.)
    

No comments:

Post a Comment