Saturday, March 31, 2012

O Deus das Moscas - William Golding

Linked by...
Chego a este livro pela referência feita em  Wilt de Tom Sharpe. Posteriormente foi também mencionado em A Alternativa Wilt, também de Tom Sharpe.
Confesso que nunca o havia lido, pela única razão de já ter visto o filme. Foi contudo com agrado que acolhi esta referência, e que não hesitei em adquiri-lo, quando o descobri na livraria do El Corte Inglês.

Linked opinion...
Foi com enorme satisfação que li este livro e que dei graças a Tom Sharpe pela  referência em Wilt a este clássico, cujo autor foi merecedor de um prémio Nobel em 1983. A história é tanto deliciosa como comovente. Para quem como eu se interessa pelas questões relacionadas com a psicologia social, é inevitável fazer os devidos paralelismos às teorias sobre os grupos e às relações que se estabelecem inter e intra grupo. Essas relações, aqui tão bem espelhadas, ganham maior força e cor, por estarem associadas a uma situação extrema de sobrevivência, e por serem protagonizadas por crianças. Foi assim com grande avidez e consequente rapidez que cheguei ao fim, com a sensação que estive prestes a perder a leitura de uma grande obra, apenas porque havia visto o filme. No entanto, e talvez como consequência nefasta de ter visto o filme, foi-me complicado realizar o que em situações normais teria sido natural. Aconteceu que tive dificuldades em seguir o autor, nas descrições dos personagens e do cenário onde a história se desenrola. Faltou-me a capacidade imaginativa de idealização dos mesmos, que me teria dado com certeza uma maior "intimidade" com a narrativa. Isto porque o filme, marcante, me ficou gravado na memória. Por muitos anos que tenham passado desde a visualização do filme, como esquecer personagens como Piggy?...  Concluindo, esta é uma obra que não deve deixar de ser lida, por inúmeras razões. De preferência, e em minha opinião, antes do filme.

Linked books...  
A Ilha de Coral  - Robert Micahael Ballantyne (já referenciado também por Tom Sharpe em Wilt)
A Ilha do Tesouro - Robert Louis Stevenson

Swallows and Amazons - Arthur Ransome

Para além destes três livros juvenis, referenciados no texto, a contracapa do livro publicitava os seguintes livros da mesma editora/colecção, que resolvi considerar também como referencias a ter em conta para próximas leituras:

Nunca me esqueças - Lesley Pearse
O Vale da Paixão - Lidia Jorge
O Hóspede de Job - José Cardoso Pires
O Processo - Franz Kafka
Desgraça - J. M. Coetzee
Inês de Portugal - João Aguiar
A Festa do Chibo - Mario Vargas Llosa
Os Homens que Odeiam as Mulheres - Stieg Larsson

Linked movies...

São duas as adaptações ao cinema, em 1963 e em 1990. Em baixo poderão visualizar os trailers.





 Linked words...

As palavras "desconhecidas" para mim deste livro foram:

ígnea - Que tem fogo ou é de fogo; ardente. Formado pela acção do fogo.
fulva - Tirante a ruivo, alourado ou alaranjado.
caramanchãoEspécie de pavilhão revestido de verdura.
leviatã - Monstro marinho de que se fala na Bíblia. Coisa colossal ou monstruosa.

2 comments:

  1. Pedindo desculpa por esta "intromissão" - gostaria de dizer que o FLAMES tb já falou neste livro. Cá está, então, um Linked blog ;) http://flamesmr.blogspot.pt/2014/04/livro-o-deus-das-moscas.html

    ReplyDelete
  2. O Flames e a Roberta (e a Mariana, claro está também) estão desde já autorizados a "intrometerem-se" em todos os nossos posts :). São oficialmente um Linked Blog :D!

    ReplyDelete